RECICLAGEM DO CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTE – RCFV


PROGRAMA DE CURSO 
(Vigência a partir de 02.01.07, conforme Despacho nº 6047/06-DG/DPF)

1. REQUISITO

2. OBJETIVOS

3. ORGANIZAÇÃO

METODOLOGIA
CARGA HORÁRIA
DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO
GRADE CURRICULAR
FREQÜÊNCIA
AVALIAÇÃO

 

1. REQUISITO

           Ter concluído o Curso de Formação de Vigilante - CFV

2. OBJETIVOS

           Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o recapacite para o exercício da atividade de segurança privada.

3. ORGANIZAÇÃO

          O curso funcionará de acordo com as disposições contidas neste Programa de Curso, no Regime Escolar das Escolas de Formação e demais normas vigentes.

3.1 Metodologia

          As Escolas de Formação adotarão a metodologia do ensino direto, utilizando-se de métodos e técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupo, enfatizando ao máximo, a parte prática, no intuito de alcançar os objetivos propostos para o curso. Os exercícios simulados, aproximados ao máximo da realidade, serão admitidos para aguçar a destreza e como antecipação aos exercícios reais.

3.2 Carga horária

          A carga horária total do curso será de 30 (trinta) horas-aula.

3.3 Distribuição do tempo

a) Disciplinas curriculares..........................................28 h/a
b) Verificação de aprendizagem....................... ........02 h/a
TOTAL.......................................................................30 h/a

3.4 Grade curricular

Disciplinas e Objetivos:
          

3.4.1. REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS BÁSICAS (RADB) 18 h/a

          Desenvolver conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante.
          Identificar direitos e deveres trabalhistas do vigilante. Recordar e atualizar conhecimentos básicos de Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, enfocando os principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles que pode incorrer na atividade de segurança privada, a partir dos conhecimentos adquiridos no Curso de Formação de Vigilante.
          Desenvolver atitudes para o atendimento adequado e prioritário às pessoas com deficiência.

3.4.2. ARMAMENTO E TIRO (AT) 10 h/a

          Recordar e praticar técnicas de uso e manejo do armamento empregado na atividade de segurança privada, como último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.
          Realizar limpeza e conservação da arma.
          Praticar tiro.

3.5 Freqüência

          A freqüência é obrigatória a todas as atividades programadas para os alunos. Somente será submetido à avaliação final o candidato que houver concluído o curso com freqüência de 90 % (noventa por cento) da carga horária de cada disciplina, sendo considerado aprovado aquele que obtiver o índice mínimo de aproveitamento de 50 % (cinqüenta por cento) em cada disciplina.
          Será desligado do curso o aluno que ultrapassar o limite de faltas previsto no Plano de Curso, podendo aproveitar as disciplinas concluídas apenas no curso subseqüente da mesma Escola.

3.6 Avaliação

          Ao final da reciclagem será realizada uma única avaliação de aprendizagem escrita, do tipo objetiva, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver um mínimo de 5 (cinco) pontos num máximo de 10 (dez) pontos.
          A avaliação de aprendizagem da matéria de "Armamento e Tiro" constará do desempenho do aluno em aula, mediante conceito individualizado atribuído pelo instrutor, não importando computação na nota do curso.